terça-feira, 4 de maio de 2010

Fim do Flash?!


Com o crescimento do número de usuários que possum banda larga a cada dia os vídeos on-line tem aumentado consideravelmente, youtube que o diga! Algo que poderia ser considerado um absurdo até alguns anos atrás onde as conexões mal permitiam a navegação em sites com conteúdo flash devido a sua banda muito baixa.

Aposto que a maioria das pessoas já ouviu o ruído irritante de um modem de internet discada, e a experiencia de navegação garanto que não foi nada agradavel.

Assim como a internet discada, o flash pode estar com seus dias contados. Um novo codec vem ganhando grande espaço e pelo que tudo indica irá substituir totalmente o ultrapassado flash em pouco tempo.

O H264, como é chamado, é um método de compressão de vídeo que tenta ter um baixo bit rate e ainda sim possuir uma boa qualidade de vídeo.

Esse método de compressão vem demostrando um ótimo desempenho em relação ao flash. Tanto é, que 66% dos vídeos que rolam na web já foram convertidos para H264, (há alguns meses atrás ele só tinha 31% do mercado).

Até mesmo, iPhones, iPad e afins, não vem com suporte a flash e sim ao novo codec, que nem é tão novo assim (versão final foi lançada em 2003), segundo uma carta de Steve Jobs, não vale a pena investir em algo utrapassado, quando o HTML5 chegar a experiência vai ser ainda melhor!

O mais interessante desse modo de compressão é que o navegador web não necessita de flash instalado, e mesmo assim é capaz de reproduzir videos. Ou seja, em breve, assim como a internet discada, o velho flash vai dar adeus aos seus usuários, e o H264 irá reinar.

11 comentários:

  1. mais , o flash nao é so pra video , e sim pra criar animaçoes, os desevolvedores web que ja pagaram liçença para esse produto nao vao trocar e pagar de novo por outro que tem a "mesmo funçao"
    é como corel draw e illustrator o illustrator é melhor , mais o corel é mais usado isso porque niguem vai comprar de novo a licença, sei la posso ta erado, mais acho que é dificio com o tamanho que é a empressa adobe, deixar um produto dela pra traz

    ResponderExcluir
  2. Sim concordo video eh apenas o recurso mais simples do flash.

    A interatividade que os sites tem gracas ao flash nao tem como ser subistituida por um codec.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer software de manipulação de video é capaz de praticamente fazer as mesmas animações que Flash. E provavelmente de converter a animação em H264.

    ResponderExcluir
  4. Certo, podemos converter um vídeo ou uma animação.
    Mas o Flash está muito mais além disso, Flash é interatividade.

    ResponderExcluir
  5. Achar que html5 vai subtituir flash é coisa de programador que não sabe trabalhar com flash. Veja o CSS2 por exemplo, se glorificando por fazer cantos arredondados, po, desde que abri o flash pela primeira vez isso é recurso básico. Ultrapassado é ditar regras em uma internet tão democrática.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, achar que flash é só pra vídeo e animações é coisa de muito noob....

    ResponderExcluir
  7. Demorou já pra instituir novos programas pra substituir os atuais, a evolução é o ponto forte da tecnologia.

    ResponderExcluir
  8. Porque o autor do posto não falou que o OGG theora faz as mesmas coisas e ainda não precisa pagar royalts pros pilantras do consorcio MPG-LA (da qual o critino do jobs faz parte), ou que esses números de adoção do h.264 são impossíveis dado o pequeno numero de navegadores que o suportam???????

    ResponderExcluir
  9. E pra quebrar as pernas de vez.


    http://9gag.com/gag/21018/


    ehehehehe

    ResponderExcluir
  10. Ha muitos misterios entre o flash e futuro da web do que imagina Steve Jobs e sua va perspectiva ao Html5.

    ResponderExcluir
  11. e concordando ao que ja foi dito, quem na sabe usar prefere pensar que sera substituido.

    ResponderExcluir