segunda-feira, 3 de maio de 2010

Artefatos, um problema :S

Hoje ao ligar meu PC me deparei com algo novo, ARTEFATOS! Mas o que são artefatos? Se estivermos falando em relação a placas de vídeo, artefatos são pontos (pixels) que aparecem derepente na tela, onde não deveriam estar e não necessariamente sempre no mesmo local. Eles variam de local e cor (podem ser verdes, azuis, vermelhos), e são uma verdadeira dor de cabeça para qualquer usuário.

Esses defeitos na imagem, geralmente ocorrem quando há um overclock na placa de vídeo ou quando há um defeito na mesma (No meu caso defeito, é óbvio, todo meu PC é baseado em componentes da SIS, que é uma bela porcaria :D). Mas voltando ao problema, esses pontos aparecem porque o defeito da placa de vídeo, faz com que ela erre os cálculos e envie "lixo" pra tela.

Se você está tendo problemas com artefatos na sua tela, sinto muito, o mais provável é que você tenha que trocar de placa de vídeo, essa já está com os dias contados! E se você tem um notebook com esse problema (o que é o meu caso), o problema é mais grave ainda, porque geralmente as placas de vídeo são integradas na placa mãe então você não terá como substituir a placa de vídeo e logo seu problema não terá solução!

Uma coisa importante: Não confunda artefatos com dead pixels. Dead Pixel(Pixel morto) é um ponto na tela que simplesmente se apagou (queimou). Artefatos são pontos onde a cor que está sendo mostrada não é a correta, no meu caso onde deveria haver pontos escuros, aparecem pontos verdes.

Exemplo de imagem com artefatos:




Eu não uso windows, entrentanto o problema com esse $Ruindows Vista é bem semelhante ao do meu Debian.

Se vocês não tiveram esse problema espero que nunca tenham, se estão com esse problema, boa sorte com a nova placa de vídeo.

Um comentário:

  1. artefatos também podem aparecer se a placa estiver aquecendo demais
    :D

    ResponderExcluir